Tua ausência cala o mundo.
Só há silêncio debruçado nos caminhos. Nenhuma música, buzina ou voz.
Não há flores, gargalhadas, trovões ou gritos. Apenas relâmpagos imaturos que acendem um céu sem lua, sem estrelas, sem chuvas ou qualquer coisa que me tire a atenção da tua falta.
Tua ausência cala o mundo, o mar, os ventos.
Tua ausência desaba silenciosamente sobre meus dias.
Tua ausência é essa substância densa.
Tua ausência é tão presente que é pessoa... e me abraça...


Meu filho, sem você sou apenas metade de mim.

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

90 dias sem você...



...Saudade é amar um passado que ainda não passou,
É recusar um presente que nos machuca,
É não ver o futuro que nos convida...

(Pablo Neruda)

Meu amor, a 90 dias você nos deixou. Não consigo traduzir em palavras a falta que você tem feito em nossas vidas.
Quem sou eu para questionar os desígnios de Deus, mas poderia haver castigo pior para uma mãe do que ver seu bebê que foi gerado com tanto amor, cuidado com tanto zêlo, abraçado, acalentado, amado... partir antes dela?
Não, definitivamente não consigo vislumbrar nada pior do que isso.
Quando nos tornamos mãe entendemos o significado da palavra AMOR INCONDICIONAL. Um sentimento maior do que todos os que já foram antes experimentados, uma sensação de realização plena e absoluta. Mas ao mesmo tempo a certeza da fragilidade da vida, no sentido de que, em sendo tirado aquele serzinho de você, sua vida perderá todo o sentido. E foi isso que aconteceu conosco... nossa vida perdeu todo o sentido.
Seguimos em frente pela Amanda, nossa princesinha que tem nos dado tanta força que nem ela é capaz de acreditar no alento que tem sido em nossas vidas. Contudo, como nos dói vê-la chorando escondida de nós, abraçada aos brinquedinhos do irmãozinho que ela tanto amava.
Meu coração se esfacela cada vez que presencio uma cena dessas e penso: "Meu Deus, suportar a minha dor já beira o impossível, mas como suportar a dor da minha filha, tão pequena, com apenas 7 aninhos, e já tendo que ter coragem e maturidade de gente grande?"
Estamos seguindo nossas vidas como se tivéssemos no piloto automático. Sem planos, sem projetos, sem vontade... 
O buraco aberto em nosso peito nos deixou feridos para todo o sempre. Ferida incurável, imensurável, insuportável. 
Que o tempo (que neste momento tem sido mais inimigo do que amigo, ao passo que a saudade cresce e sufoca mais a cada dia) possa se reverter a nosso favor um dia, e nos ensinar a viver exatamente assim, como somos agora: Pela metade.
Saudades meu filho...
A mamãe, o papai e a Dadá te amam além do amor.

12 comentários:

  1. ETERNAMENTO EM NOSSOS CORAÇÕES!!! O nosso anjo deixou muitas saudades, mas o reencontro é certo um dia! Ele era uma alma muito evoluída para esse mundo....

    AMO VOCÊS ...BJOSS ...TIO BETO

    ResponderExcluir
  2. Como gostaria de ter palavras ou textos montados para lhe confortar, mas não as tenho. Tudo o que você citou acima também senti e continuo a sentir, mas tenho que lhe dizer somente o tempo realmente pode amenizar tanta dor, tanta angústia, tanto sofrimento. Também me sinto mãe e família pela metade, mas temos que continuar pelos outros que dependem de nós. O caminho a prosseguir é árduo, é o que nos resta até o dia do nosso reencontro. Com Todo o meu carinho, Liane.

    ResponderExcluir
  3. "Sejam quais forem as aflições e problemas que te agitem a estrada, confia em Deus, amando e construindo, perdoando e amparando sempre porque Deus, acima de todas as calamidades e de todas as lágrimas, te fará sobreviver, abençoando-te a vida e sustentando-te o coração." Beijos da sua amiga Edna

    ResponderExcluir
  4. Quero te dizer,é daqui, do mundo físico, através do pensamento, nos comunicamos com as pessoas queridas que partiram antes de nós. Todo pensamento de an­gústia, de tristeza, pode atingi-las, causando mais tristeza, mais aflição. Mas, também, tudo o que pensarmos e fizermos de bom, em nome delas, as tornará felizes.

    ResponderExcluir
  5. Querida amiga.
    Não tenho palavras para definir seu sentimento. Minha leucemia está cada vez mais agressiva e parece dominar meu corpo.
    Muitas vezes já me passou pela cabeça, de como minha família possa viver sob a dor da separação se Deus me levar. Às vezes isso me angustia, sabendo que as várias tentativas entre transplante e novas quimioterapias foram em vão.
    Mas Deus tem os planos para nossas vidas e mesmo que a gente não consiga entender, temos que acreditar que Ele sempre faz as coisas corretas e temos que aceitar Seus planos.
    Ninguém sabe por quanto tempo viveremos aqui na terra e o mais certo é que um dia partiremos dessa vida.

    Um abraço

    Valdir

    ResponderExcluir
  6. Oi Ana, ainda visito o blog do Gui porque imagino a sua dor, a falta imensa de seu anjo perto de você, e sempre venho aqui ler suas homenagens a ele, suas angustias. enfim suas palavras.Não tenho muito a te dizer, pois como você sabe os planos de Deus são tão distantes de nosso controle que fica difícil explicar.
    Venho aqui somente trazer meus sentimentos e dizer que estou aqui mesmo ainda sua amiga desconhecida, sofro, choro mas oro muito por você, seu marido e Amanda.
    Beijos e força a todos vocês.

    ResponderExcluir
  7. Ana...
    Tenho certeza que não há palavras para consolar uma mãe, uma família, diante de tamanha perda. Embora saibamos que ela seja temporária, ainda assim é difícil amenizar a falta que este anjo guerreiro faz!
    Só posso dizer que te admiro muito pela sua força. E que estarei sempre orando por você, sua família e pelo Fe, que para ficar bem precisa sentir que os que o amam, apesar da saudade, estão seguindo suas vidas à espera do reencontro.
    Beijos
    Tia Day

    ResponderExcluir
  8. Olá Queridos! Não consigo passar um dia sem entrar no blog e relembrar de um anjo tão especial q marcou minha vida e fez eu mudar completamente. Sai de um emprego hj estou só em um pois o Fe me ensinou q a família, os filhos valem mais q qualquer outra coisa neste mundo! Ana ele veio a este mundo para nos ensinar e ensinou muito e muito mesmo a mim! Deus vai diminuir dor de vcs hj parece ser infinita mas o tempo dará um jeito de ameniza-la, não esquece-la. Minha mãe perdeu dois filhos ainda bebes a até hj, após quase 40 anos, ela ainda se emociona oa falar neles. Somos preparados para perder pai, mãe, irmãos, jamis filhos... A saudade e o vazio jamias deixarão de existir, mas serão amenizados! Bjos e fiquem com Deus! Karen

    ResponderExcluir
  9. Olá, Ana, realmente o que você escreveu traduz o nosso sentimento, nós mães que vivemos essa dor temos que nos superar a cada dia, é claro que há momentos em que pensamos em desistir de tudo, mas pode ter certeza de que o amor de seus amigos, família e da sua filhinha vão ajudá-la a ter forças para seguir em frente. E o Felipe com certeza está em um lindo lugar, recebendo todo o amor que continuam sentindo por ele, e também torcendo por vocês. Nada, nem a morte, é capaz de diminuir o amor entre mãe e filho.
    Beijos, e forças sempre! Fique com Deus!

    ResponderExcluir
  10. Ana sua amizade tem me ajudado muito, vc e sua família são pessoas iluminadas. Vc é uma guerreira.Estamos juntas nesta dor!!!

    ResponderExcluir
  11. Realmente muito especiais essas palavras de mãe...sou doadora de medula ossea e mãe da Elisa de 1 ano e 9 meses...gostaria de compartilhar com vc algo que acredito:
    " E vi também que todas as crianças que morrem antes de chegar a idade de responsabilidade são salvas no reino celestial"D&C 137:10

    As famílias poderão ser eternas!!!
    Força e paz pra vc!

    ResponderExcluir
  12. Saudade, muita saudade...

    Dinda

    ResponderExcluir