Tua ausência cala o mundo.
Só há silêncio debruçado nos caminhos. Nenhuma música, buzina ou voz.
Não há flores, gargalhadas, trovões ou gritos. Apenas relâmpagos imaturos que acendem um céu sem lua, sem estrelas, sem chuvas ou qualquer coisa que me tire a atenção da tua falta.
Tua ausência cala o mundo, o mar, os ventos.
Tua ausência desaba silenciosamente sobre meus dias.
Tua ausência é essa substância densa.
Tua ausência é tão presente que é pessoa... e me abraça...


Meu filho, sem você sou apenas metade de mim.

sábado, 3 de setembro de 2011

Pedaço de mim - Chico Buarque e Zizi Possi

24 comentários:

  1. Lindooo Ana, mas tão doloroso.Mexe com a emoção e diz exatamente oque uma perca significa, sei que tá difícil pra você e que sua busca agora é de entendimento,mas continuo minhas orações por você, por seu marido e pela Amanda.
    Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  2. Que Deus De Força para vocês pra continuarem a viver sem ele ,que conforte os corações de vocês ,que esse anjinho que se foi esteja lá no céu olhando por vocês , Fica aqui os meus sentimentos que Deus de o conforto para a sua família. beijos Angelita mãe do Vítor

    ResponderExcluir
  3. Ele sempre vai estar por perto, e sempre vai servir de exemplo para todos nós! Tenho orgulho de dizer que conheci alguém como ele!
    Força a todos vcs!!!

    ResponderExcluir
  4. agora o que ja passou passou...mas..e se vcs nao tivessem submetido ele ao transplante? ele ainda estaria vivo..poderia viver mais dez anos..mas viveria...vcs pensaram nesses riscos? pensaram bem? esse procedimento era novo...ninguem ainda havia sido curado..porque vcs fizeram isso? e outra demorar mais de um mes pra descobrir qual bacteria? porque nao procuraram outro hospital? outra equipe medica? agora nao tem mais o que fazer..questiono isso porque perdi meu filho da mesma maneira..jogando contra o que era incerto...
    Luciene - Apucarana - PR mãe do anjo Luiz Fernando

    ResponderExcluir
  5. Querida Luciene
    Se você for procurar saber sobre a doença do meu filho (Síndrome de Hunter) vai ver que é uma doença que não existe cura e o futuro dos pacientes é muito triste. Começam a degenerar a partir dos 2 anos e vão ficando surdos, cegos, sem andar, com sério comprometimento neurológico e falecem entre 10 e 15 anos com o neurológico completamente comprometidos. Ainda, muitos nem chegam nessa idade pois como não conseguem respirar acabam tendo parada respiratória e falecendo subitamente.
    Desde que descobrimos a doença do Felipe estudamos muito todas as complicações e uma única coisa era certa: Nós o perderíamos muito cedo se nada fizéssemos.
    Repito: Não havia cura - doença degeneretiva!
    O transplante já havia sido tentado em outra criança (um bebê) com sucesso. E a única forma de dar uma vida normal para o meu filho era tentar o transplante, pois do contrário ele irira sofrer muito até morrer.
    Quanto à demora no diagnóstico eu até posso concordar, contudo, de nada adiantaria, pois não existe medicação eficaz para vírus. Neste caso se fosse bactéria teria sido mais fácil.
    Não nos arrependemos DE NADA. Fizemos o que era o melhor para nosso filho naquele momento: TENTAR DAR A ELE UMA VIDA MELHOR.
    E ele de fato ficou curado. Infelizmente infecção viral era um dos riscos.
    Se eu não tivesse feito o transplante não sei se teria ele aqui comigo ainda - leia ao lado sobre as apneias dele.
    Se você ler o blog inteiro vai entender.
    Antes de julgar é sempre bom se inteirar. Fica a dica.

    ResponderExcluir
  6. Ana, não se dê ao trabalho de responder para as pessoas de alma pequena. Vcs fizeram o que tinha que ser feito e temos a certeza de que estavam amparados por Deus. Podemos, ainda, não entender o pq de mtas coisas, mas como vc mesma pediu para q ELE nos dê esse entendimento eu tb estou pedindo. E agora peço q Ele afaste todos os demônios que tentarão nos atormentar assim como a senhora do post acima.

    ResponderExcluir
  7. Luciane de APACURANA!! Se informe antes de vir falar QUALQUER coisa da minha família! Ou melhor, limpe a boca e os dedos para falar ou escrever qualquer assunto relacionado a minha família e ao nosso ANJO. Se for pra falar coisas que nãO AJUDE, POR FAVOR, NÃO ATRAPALHE

    Obrigado,
    LUÍS ROBERTO ZAGONEL

    ResponderExcluir
  8. Ana, não te conheço pessoalmente, mas tenho certeza que vc fez o melhor pelo seu filho e que se preciso fosse trocaria de lugar com ele.
    Admiro teu amor pelos seus filhos e tua força! Felipe teve sorte de ter uma mãe como vc!
    Mariana

    ResponderExcluir
  9. ana, nem Cristo conseguiu agradar a todos.... nos pais, sabemos q TUDO q esta ao nosso alcance a gnt faz, nao se abale com esses soldados do demonio, q so querem infernizar e espezinhar a sua dor..ESSA INFELIZ PERDEU UMA OTIMA OPORTUNIDADE DE FICAR CALADA.. estamos com vc!! MAE EXEMPLO PRA NOS!!

    ResponderExcluir
  10. Luciana de APUCARANA

    Você não tem o DIREITO de falar absolutamente nada ou de questionar a decisão dos pais maravilhosos que o Felipe teve.
    Por favor, caso você queira fazer isso, leia todo o blog, entenda todo o caso do Felipe e depois pense duas vezes antes de fazer qualquer tipo de comentário ou julgamento.
    Meu coração fica doído de raiva por saber que no mundo existem pessoas pequenas como você, que julgam e falam sem responsabilidade e conhecimento da causa.

    Por favor nos faça um favor e não traga a sua energia negativa para cá. Fica com ela toda pra você, pq essa familia é iluminada e especial demais pra perder o tempo com pessoas como você.

    Camila Carrasco

    ResponderExcluir
  11. Luciane, sinto muito pela sua perda. Imagino que você sofreu muito... Entretanto vc não tem o direito e nem pode julgar qualquer atitude ou decisão dessa família que já sofreu demais e fez tudo o que pode para ajudar essa criança a ter uma vida melhor.
    Como vc mesma disse você "jogou contra o que era incerto" para ajudar seu filho,porém na época com certeza isso pra vc era o certo a fazer.

    Carla Carrasco

    ResponderExcluir
  12. Ana, Deus escolheu, apoiou e dá forças para vocês cumprirem a Missão de Pais desses filhos. Com certeza vocês realmente oravam dizendo: seja feita a Vossa vontade. Nada que nós humanos podemos modificar. Portanto serenidade, força e gratidão por tudo! Vocês disseminaram muito Amor e angariaram muitos amigos virtuais, onde me incluo. Bjs. Força, fé, coragem!

    ResponderExcluir
  13. Tenho até pena dessa Luciene, no fundo ela deve sofrer de peso na consciência, deve achar que ela, sim, não fez tudo o que era possível para salvar o filho dela.... ainda assim, não poderia julgar tudo o que foi feito para salvar o Felipe. Esses pais foram exemplares, e não merecem nenhum tipo de contestação!

    ResponderExcluir
  14. Luciene...acho que vc etá precisando de muita oração! Não transforme a sua dor em maldade!

    ResponderExcluir
  15. Luciene, vc deveria usar o seu tempo para coisas produtivas como por exemplo ler, manter-se informada. Infelizmente existem almas pequenas com sua.

    Ana, admiro sua luta! Voce eh uma mulher forte, guerreira e otima mae! Admiro todos os seus posts e se Deus permitir que eu seja so um pouquinho como vc eu ja serei vencedora!

    Pri Franceschi.

    ResponderExcluir
  16. Luciane de apucarana
    Se vc também perdeu um filho deveria no minimo imaginar que a ultima coisa que uma Mae e família precisam nessa hora e de observações como a sua . Pois vc tb DEVE saber que qualquer famila em uma situação dessa faz o que entende ser o melhor para seu filho . Essa família e iluminada e nAo sente nenhuma culpa ou arrependimento pelo que fizeram pelo Felipe . Agora, se vc sente pelo seu filho leve sua CULPA e opinião desnecessária para longe daqui .
    Que deus te de conforto para nunca mais fazer esse tipo de coisa com ser humano nenhum .
    Emanuelle Biff

    ResponderExcluir
  17. Amigos queridos, obrigada pelas mensagens. Sinceramente, é uma pena que o blog do meu filho, que exala amor, compaixão, união, possa ter recebido um comentário tão cheio de rancor e amargura.
    Como mãe que perdeu um filho, posso imaginar que essa pessoa precise mesmo de muita oração para entender os desígnios de Deus. Coisa que eu estou conseguindo.
    Só pra encerrar a discussão, quero dizer que sinceramene não nos arrependemos do transplante pois o futuro do meu filho era muito claro e muito triste.
    Tentamos dar a ele uma vida que ele jamais teria sem o transplante.
    A certeza que tenho é uma só: Troquei a dor dele pela minha. Hoje ele não sofre mais, vive ao lado do Senhor, respirando como nunca respirou enquanto esteve aqui na terra, e isso me basta.
    Eu ainda sofro pelas saudades, mas na certeza de que fui a mãe que ele precisou aqui e que quando desencarnar, ele estará lá me recebendo nas portas do céu.
    Beijos em todos!

    ResponderExcluir
  18. Sabe o que vc deviria responder amiga: Vai CAGAR. ASSIM SIMPLES VAI CAGAR LOGE DE MIM.
    Cada loko que aprece neste mundo, eu acredito que tem pessoas que sao tao miseraveis que decidem que sua miseria pessoal nao basta, tem que atormentar os outros.
    O duro é que entram na no nosso caminho para nos ajudar a pensar e evoluir, mas como eh dificil ser bondoso e pensar com carinho quando lemos absurdos como esse.
    Po Deus, quando nao tem nada de bom pra dizer, NAO DIGA NADA!
    Camila

    ResponderExcluir
  19. Luciane de Apucarana... Que absurdo, quanta blasfêmia... O teu anjo deve estar muito triste ao sentir toda a sua negatividade e falta de amor. Rogo que teu anjo seja amparado por outros anjos e por Deus para que não sinta em seu espírito tamanha crueldade e falta de sensibilidade, por aquela que ele escolheu como mãe. A Ana e o Ale, ao contrário, foram só amor e dedicação, razão pela qual - ainda que sintam a dor da ausência, sabem que cumpriram com uma missão divina. O Felipe, bem como seus pais, serão eternamente abençoados por Deus. A missão ainda não acabou e não acabará nunca, porque foi uma verdadeira lição de vida e amor, que deixou um rastro de luz e divindade que a Sra., infelizmente, não é capaz de sentir. A Sra., através de suas palavras – absolutamente desnecessárias e infundadas, mostra que é tão somente digna de total desprezo, sendo que sua palavras não atingirão o coração da FAMÍLIA ZAGONEL NEGRÃO, DOS AMIGOS E ATÉ DE DESCONHECIDOS que acompanharam uma história recheada de amor, bondade, desprendimento, luz, fé e coragem. Que Deus tenha piedade da Sra.!

    Luzinha

    ResponderExcluir
  20. Luciane de Apucarana:
    Sou avô do Felipe. Por acaso sou médico também. Gostaria que você soubesse que a equipe que tentou salvar o meu neto trabalhou com dedicação, coragem e muita sensibilidade e por isso estaremos eternamente agradecidos a eles que choraram conosco a perda. Milagres só pertencem à Deus mas a fé é atributo do homem.Não perca a sua pois a aspereza de suas palavras certamente reflete a dor de uma mãe que perdeu o que lhe é mais precioso. Ore conosco para que possamos encontrar a paz através da amizade,compaixão e dignidade.
    Mário Márcio Negrão

    ResponderExcluir
  21. Sao paulo ja dizia que se passarmos pelo sofrimento e nao nos tornar melhores, o sofrimento foi em vao.... acho q é o caso dessa infeliz: Luciene, devemos orar por ela

    ResponderExcluir
  22. Oi Ana e Ale
    Orei muito pelo FÊ e os conheci pessoalmente. Fiquem com a consciência tranquila que deus há de recompensar todo esforço que fizeram. Perdi minha sobrinha há um ano e meio atrás e sei o quanto é dura a vida de uma mãe lutando pela sobrevivência da fila(o). Vocês foram um exemplo de luta e dedicação, assim como minha irmã e meu cunhado foram.

    Fiquei muito abalado com o falecimento do FÊ, mas Deus sabe o que é melhor. Está junto com minha sobrinha Denise e os demais anjinhos.

    Estou com 5 meses de transplante e os últimos resultados dos exames, as plaquetas de 218 chegaram a 70 mil e leucócitos baixaram de 4800 para 3800, embora sem nenhum sintoma aparente de virose ou febre. Estou um pouco assustado, mas segunda faço hemograma em Chapecó mesmo e espero que o quadro tenha melhorado.

    Um grande abraço e que Deus continue vos abençoando e amenizando a dor da perda do Fê. Quanto a Lucilene, nem vou comentar e penso que ela precisa de nossa oração.

    ResponderExcluir
  23. Alguém no dia de hoje
    Já lhe deu carinho ou amor?
    Alguém lhe tratou com respeito
    Ou falou do seu valor?
    Se nada disso foi feito,
    Não fique triste desse jeito,
    Pois o ser humano esquece
    E nem sempre reconhece
    O valor das pessoas...

    Deus, contudo, jamais irá lhe esquecer.
    Ele tem um grande amor por você,
    Por mais que você não o veja
    E Ele fisicamente não apareça.
    Diariamente,
    Ele está contigo
    E saiba que é o seu melhor amigo...



    mil beijos fica com Deus

    ResponderExcluir
  24. "Amar é necessitar da presença do outro, pois as almas se completam e sozinho o mundo não tem sentido. Amga passando por aqui encontrei suas palavras de desabafo,lindo seu filho mais tenha certeza que ele esta no colo do senhor.Estou tambem buscando forcas em deus perdi minha filha faz agora mes que vem um ano aos seus trinta e tres anos. Deixou dois filhos pequenos um de dois e o outro de sete,nossa amiga como ta sendo dificil pra mim olhar para eles ve que sua mae nao esta mais aqui tao pequenos.Mais o senhor tem me dado forcas pra que sigo essa caminhada e ajudo meus netos.Amiga vou orar muito por voce sei que doi muito em nossos coracoes. um grande beijo.

    ResponderExcluir