Tua ausência cala o mundo.
Só há silêncio debruçado nos caminhos. Nenhuma música, buzina ou voz.
Não há flores, gargalhadas, trovões ou gritos. Apenas relâmpagos imaturos que acendem um céu sem lua, sem estrelas, sem chuvas ou qualquer coisa que me tire a atenção da tua falta.
Tua ausência cala o mundo, o mar, os ventos.
Tua ausência desaba silenciosamente sobre meus dias.
Tua ausência é essa substância densa.
Tua ausência é tão presente que é pessoa... e me abraça...


Meu filho, sem você sou apenas metade de mim.

segunda-feira, 4 de março de 2013

A Travessia

Era início de 2003 quando eu e o Ale decidimos ter nosso primeiro filho. Alguns dias depois, tive um sonho que me marcou muito e que apenas hoje faz todo sentido do mundo.
Sonhei que estava numa lancha e recebi a missão (da qual concordei prontamente) de fazer uma travessia com um bebê até a outra margem de um rio com águas muito revoltas, lá eu deveria entregar esta criança a alguém que viria buscá-la na margem. Enquanto alguém pilotava a lancha eu ia atrás, carregando aquele lindo bebê (um menino) que dormia serenamente no meu colo.
A violência das águas quase virou a lancha por diversas vezes, mas eu agarrava o bebê perto do meu peito e ele dormia sem nada perceber.
Mesmo sem ainda ser mãe, sentia um amor maternal por aquela criança que sabia não ser minha, pois havia recebido a incumbência de entregá-lo assim que a travessia terminasse.
Então chegamos a nosso destino e uma mulher muito serena, com olhar angelical, veio receber o bebê de meus braços. Mas eu não queria entregá-lo, pois sentia por ele um amor que me fazia pensar que aquela criança me pertencia.
Depois de relutar por algum tempo entreguei o bebê àquela mulher bondosa e retornei naquela lancha, aos prantos, me perguntando porque tinha me afeiçoado tão fortemente a uma criança que sabia que não era minha e mais, com quem tinha ficado tão pouco tempo....
Acordei deste sonho com a certeza de que Deus estava me enviando um bebê, e com uma sensação maravilhosa do que era ser mãe. E então, quando fique grávida da Amanda pensei que seria um menino, por conta do sonho tão real que tinha tido.
Os anos passaram, nunca mais havia me lembrado deste sonho.
Em 2009 o Felipe nasceu, em 2011 partiu.
Com toda dor pela perda dele, passava noites me questionando o porquê desta perda tão irreparável, o porquê de Deus ter levado um filho tão amado, tão desejado.
Então um dia, no final de 2012, enquanto chorava  no banho de saudades, aquele sonho que tive em 2003 me veio como um raio de luz, como uma chave de libertação, e então eu pude compreender perfeitamente a mensagem que havia recebido anos antes:
- Eu havia concordado em fazer uma travessia com uma criança que sabia não ser minha;
- Consegui protegê-lo de todos os perigos, fazendo com que ele não sentisse nem medo, nem dor;
- Ao chegar ao destino onde sabia que deveria entregá-lo não queria me desapegar, porque o amor que ele me ensinou era grande demais para aceitar a separação... Mas, ele não era meu.. Lembra-se?
A partir  deste dia tudo mudou para mim, eu entendi a minha missão, eu entendi a missão dele, eu entendi que fiz por ele o que ele precisava e que fui apenas um instrumento para que ele fizesse a travessia que ele e eu precisávamos fazer.
A dor da separação é latente, as saudades são dilacerantes, mas a certeza de que ele está bem guia meus passos cada dia que saio da cama e sigo com minha caminhada que, certamente, terminará lá... onde um dia eu o entreguei com todo meu amor....

Ana Heloísa Z. Negrão

11 comentários:

  1. Sem palavras!

    Receba meu abraço e um beijo carinhoso.


    Deus está do teu lado. E teu anjo te olha lá de cima, admirando e amando muito a mulher guerreira que tu é.

    ResponderExcluir
  2. Olá Ana, quisera eu ter tido um sonho como o teu para entender melhor o que me aconteceu. Você é uma pessoa privilegiada e iluminada por tamanha missão. Que Deus continue lhe dando forças para suportar a dor da saudade, que é constante em nossas vidas. Beijos na Amanda. Tenha uma excelente semana.

    ResponderExcluir
  3. Oi Ana..
    Deus escolhe pessoas especiais,mandando recados através de sonhos, de cheiros, de sinais precisamos ficar bem atentos. quantos anos se passaram e vc está com esse sonho muito nitido e real na sua mente.
    Felipe precisava dessa mãe especial para fazer essa travessia tão difícil e ser muito forte para suportar tanta dor.
    Um grande bj para Amanda, Alexandre e todo o meu carinho..

    ResponderExcluir
  4. Que bom amiga,Deus é misericordioso e não nos desampara.Beijin fica com Deus.Edna

    ResponderExcluir
  5. Oi Ana,

    Que sua saudade não te impeça de continuar,sei que nossas vidas serão como águas turbulentas,onde os ventos podem nos derrubar do barco mas nadar e chegar até o barco novamente é a missão de cada uma de nós...
    Fomos escolhidas por algum motivo não duvido disso,mas a resposta não teremos,então que possamos enxergar em pequenos detalhes que Deus nos fala só precisamos estar atentas.
    Me emocionei com seu sonho e muito.
    Enorme e carinhoso abraço!!!

    ResponderExcluir
  6. Que lindo, espero francamente que um dia Deus possa me responder o pq meu Joao Miguel se foi, o pq de tanta dor... Deus te abençoe

    ResponderExcluir
  7. LINDO TEXTO ANA!! Com certeza esse anjo era bom demais para esse mundo....era e é um ser humano superior!!

    Saudades eternas do pequeno....o reencontro um dia será inevitável!!

    Bjoss

    Tio Beto

    ResponderExcluir
  8. OLÁ ANA, MEU NOME É JANAINA , SOU AMIGA DA ELIZABETH E DE DONA ZELINDA...MINHAS FOFAS...QUE JESUS COLOCOU EM MINHA VIDA...ENTÃO ASSIM, SOU DE FLORIANÓPOLIS, E SOU A MOÇA RESPONSÁVEL PELAS VIAGENS ATÉ UBERABA, AOS MÉDIUNS PSICÓGRAFOS DE CHICO XAVIER.GOSTARIA DE CONVERSAR COM VC, POIS A BETH NA VIAGEM QUE FOI CONOSCO, ME FALOU DA SUA VONTADE EM IR ATÉ UBERABA.ME ADD NO FACE, É JANAINA MEIRA MATOS, ESTA A FOTO DO CHICO EM PRETO E BRANCO,,LINDO SEU MENINO, PURA LUZ E AMOR.ABRAÇOS FRATERNOS JANAINA

    ResponderExcluir
  9. oi ana fe em deus com sertesa felipe esta em um bom lugar posso imaginar tamanho a dor sua pois tenho uma filha que tiraro de mim a 9 anos enunca mais vi e como se estiveco tiradoum pedaco de mim tenhomaisumcasal de filhomaisnunca vaitirar o vaziu que ficou no meu coração amo meu filhos mais nada vai compretr esse pedaco que falta em mim minha filha foi tirada de mim como 5 anos por vinganca de um ser umano sem coração hoje ela esta com 14 anos faz 9 anos que minha vida parou de ser amesma so estou aque nessemundo por que tenhomeufilho e minha filha que amomuitosesei queelesprecisa demimaqui maisquando mim aconteceuisso confeco que minha vontade era sair desse mundo depois disse passeipomar remedios deprecives mais estou aqui confiante em deus que um dia meu remedio vai ser minha filha de volta ela simeo remedio que eu preciso beijos querida mim emocionei muito como que li vc e uma guerreira continhuaasim felipe com sertesa esta muito feliz por ter uma mae taoforte como vc beijos fica com deus querida

    ResponderExcluir
  10. Verdade minha Amiga com certeza!

    ResponderExcluir