Olá gente
Hoje deveria ser um dia feliz, já que saberíamos, enfim, a data da internação do Fê que ocorreria na semana que entra. Mas... infelizmente as notícias de hoje não foram nada boas.
A única parte que nos deixou felizes foi a notícia de que o cordão já está no Brasil, chega em Curitiba na segunda-feira. A parte ruim, como sempre, fica por conta do governo.
A questão é: O setor de TMO (Transplante de Medula Óssea) do HC, que é referência na América Latina em transplantes em portadores de doenças genéticas, possui funcionários temporários, cujos contratos são renovados de 2 em 2 anos. O problema é que o contrato está para vencer daqui a 20 dias e nosso governo federal não renovou o contrato das dezenas de funcionários e médicos que trabalham neste regime de temporários. Ou seja, aos poucos as enfermeiras e os outros funcionários do setor de TMO estão procurando outro emprego, afinal ninguém é obrigado a trabalhar de graça, não é??
Então, a notícia chocante que tivemos hoje é de que o setor de TMO do HC está para ser DESATIVADO caso não haja renovação do contrato URGENTEMENTE!
Bom lembrar que a mais de um ano os médicos do setor de TMO estão alertando o governo acerca do vencimento do contrato. Ou seja, nada está acontecendo agora.
Hoje o que eu e o Ale presenciamos no HC foi cruel, desumano, triste: Três famílias de fora do Estado, que teriam seus filhos internados na segunda-feira para o transplante, foram mandadas para casa pois o setor de TMO não está internando nenhuma criança até que o governo renove o contrato dos funcionários. Um dos bebês, inclusive, tem leucemia (já na terceira recidiva) e é um caso grave pois como todos sabem, câncer só evolui sem tratamento.
Estamos fazendo uma "força-tarefa" aqui, acionando todos que podemos, a fim de tentar resolver esta triste situação da saúde pública em nosso país. Um hospital da magnitude do HC, um setor referência como é o TMO do HC, estar passando por esta situação, por falta de interesse do governo na saúde.
Num país onde se rouba tanto, não seria para nos indignarmos. Mas se perdermos a capacidade de nos indignar e lutar, daí sim, teremos perdido tudo.
Beijo a todos,
Esperamos, sinceramente, voltar com boas notícias.