Tua ausência cala o mundo.
Só há silêncio debruçado nos caminhos. Nenhuma música, buzina ou voz.
Não há flores, gargalhadas, trovões ou gritos. Apenas relâmpagos imaturos que acendem um céu sem lua, sem estrelas, sem chuvas ou qualquer coisa que me tire a atenção da tua falta.
Tua ausência cala o mundo, o mar, os ventos.
Tua ausência desaba silenciosamente sobre meus dias.
Tua ausência é essa substância densa.
Tua ausência é tão presente que é pessoa... e me abraça...


Meu filho, sem você sou apenas metade de mim.

sábado, 26 de março de 2011

Pedras no Caminho

Olá gente

Hoje deveria ser um dia feliz, já que saberíamos, enfim, a data da internação do Fê que ocorreria na semana que entra. Mas... infelizmente as notícias de hoje não foram nada boas.
A única parte que nos deixou felizes foi a notícia de que o cordão já está no Brasil, chega em Curitiba na segunda-feira. A parte ruim, como sempre, fica por conta do governo.

A questão é: O setor de TMO (Transplante de Medula Óssea) do HC,  que é referência na América Latina em transplantes em portadores de doenças genéticas, possui funcionários temporários, cujos contratos são renovados de 2 em 2 anos. O problema é que o contrato está para vencer daqui a 20 dias e nosso governo federal não renovou o contrato das dezenas de funcionários e médicos que trabalham neste regime de temporários. Ou seja, aos poucos as enfermeiras e os outros funcionários do setor de TMO estão procurando outro emprego, afinal ninguém é obrigado a trabalhar de graça, não é??
Então, a notícia chocante que tivemos hoje é de que o setor de TMO do HC está para ser DESATIVADO caso não haja renovação do contrato URGENTEMENTE!

Bom lembrar que a mais de um ano os médicos do setor de TMO estão alertando o governo acerca do vencimento do contrato. Ou seja, nada está acontecendo agora.

Hoje o que eu e o Ale presenciamos no HC foi cruel, desumano, triste: Três famílias de fora do Estado, que teriam seus filhos internados na segunda-feira para o transplante, foram mandadas para casa pois o setor de TMO não está internando nenhuma criança até que o governo renove o contrato dos funcionários. Um dos bebês, inclusive, tem leucemia (já na terceira recidiva) e é um caso grave pois como todos sabem, câncer só evolui sem tratamento.

Estamos fazendo uma "força-tarefa" aqui, acionando todos que podemos, a fim de tentar resolver esta triste situação da saúde pública em nosso país. Um hospital da magnitude do HC, um setor referência como é o TMO do HC, estar passando por esta situação, por falta de interesse do governo na saúde.

Num país onde se rouba tanto, não seria para nos indignarmos. Mas se perdermos a capacidade de nos indignar e lutar, daí sim, teremos perdido tudo.

Beijo a todos,
Esperamos, sinceramente, voltar com  boas notícias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário