Tua ausência cala o mundo.
Só há silêncio debruçado nos caminhos. Nenhuma música, buzina ou voz.
Não há flores, gargalhadas, trovões ou gritos. Apenas relâmpagos imaturos que acendem um céu sem lua, sem estrelas, sem chuvas ou qualquer coisa que me tire a atenção da tua falta.
Tua ausência cala o mundo, o mar, os ventos.
Tua ausência desaba silenciosamente sobre meus dias.
Tua ausência é essa substância densa.
Tua ausência é tão presente que é pessoa... e me abraça...


Meu filho, sem você sou apenas metade de mim.

sexta-feira, 4 de março de 2011

O que é Síndrome de Hunter?


A síndrome de Hunter ou Mucopolissacaridose tipo II (MPS II) é um distúrbio genético grave, que afeta principalmente as pessoas do sexo masculino. A doença interfere na capacidade do organismo em quebrar e reciclar determinadas substâncias conhecidas como mucopolissacarídeos ou como glicosaminoglicanos (GAGs).
A síndrome de Hunter é uma das várias doenças de depósito lisossômico.
Na síndrome de Hunter os GAGs se acumulam nas células de todo o corpo em virtude da deficiência ou da ausência da enzima iduronato-2-sulfatase (I2S). Este acúmulo interfere no funcionamento de determinadas células e órgãos do corpo e produz uma série de sintomas sérios. À medida que o acúmulo de GAG se intensifica nas células de todo o corpo, os sinais da síndrome de Hunter se tornam mais visíveis.
Para algumas pessoas as manifestações físicas incluem características faciais típicas, volume da cabeça aumentado (macrocefalia) e aumento do abdômen. Os portadores da síndrome de Hunter podem apresentar também perdas auditivas, espessamento das válvulas cardíacas – que acarreta um declínio das funções cardíacas – doença por obstrução das vias aéreas, apnéia do sono, aumento de fígado e baço. A amplitude dos movimentos e a mobilidade também podem ser afetadas. Em alguns casos da doença, o envolvimento do sistema nervoso central pode ocasionar atrasos de desenvolvimento e problemas no sistema nervoso central. Nem todos os portadores da MPS II são afetados da mesma maneira e a velocidade da progressão dos sintomas é muito variável. No entanto, a síndrome de Hunter é sempre grave, progressiva e limitadora da qualidade e do tempo de vida.
Como o Fê é menor de 2 anos, existe a possibilidade de cura através do transplante de medula óssea, procedimento ao qual ele se submeterá em breve.

Um comentário:

  1. OI AMADO LEMBRA DA TIA CLAUDIA DO HOSP. PEQUENO PRINCIPE, ESTAMOS TORCENDO POR VC,STAMOS COM SAUDADES, HA VC FICOU MAIS LINDO AINDA CAREQUINHA, QUE DEUS CONTINUE A ABENÇOAR TODA ESSA EQUIPE MARAVILHOSA QUE ESTÃO ASSISTINDO VCS,FIQUEM TODOS COM DEUS.

    ANDAR COM FÉ É : SABER QUE CADA DIA É NOVO RECOMEÇO;
    QUE OS SONHOS PODEM SE REALIZAR;´
    É TER CERTEZA DE QUE O MELHOR SEMPRE ACONTECE;
    CAMINHE SEMPRE COM DEUS QUE A VITÓRIA É GARANTIDA;
    QUE DEUS ILUMINE OS SEUS PASSOS...
    ANINHA GUERREIRA,LUTADORA,MÃE,PARABÉNS VC É MARAVILHOSA, BJUSSS
    CLAUDIA

    ResponderExcluir