Tua ausência cala o mundo.
Só há silêncio debruçado nos caminhos. Nenhuma música, buzina ou voz.
Não há flores, gargalhadas, trovões ou gritos. Apenas relâmpagos imaturos que acendem um céu sem lua, sem estrelas, sem chuvas ou qualquer coisa que me tire a atenção da tua falta.
Tua ausência cala o mundo, o mar, os ventos.
Tua ausência desaba silenciosamente sobre meus dias.
Tua ausência é essa substância densa.
Tua ausência é tão presente que é pessoa... e me abraça...


Meu filho, sem você sou apenas metade de mim.

quarta-feira, 27 de abril de 2011

Catéter implantado! Primeira etapa vencida!

Olá gente!

Hoje o dia do nosso guerreiro começou cedo, às 06:00 da manhã nos acordaram para que ele tomasse banho (será nesse horário todos os dias). Às 08:30 vieram buscá-lo para ir ao centro cirúrgico. Tivemos de esperar no quarto, mas pelo menos o Ale pôde ficar comigo. Às 10:30 ele voltou. Meio caidinho, chorandinho. Dormiu e acordou com uma fome de leão! Almoçou tudo, comeu a sobremesa e ainda ficou querendo mais
O catéter está bem colocado, mas o perigo é que ele queira puxar, pois é semi-implantado... então... todo cuidado é pouco!
A segunda etapa agora será a quimioterapia, chamada de Condicionamento. Mas só poderemos iniciá-la assim que o Busilvex chegar. Detalhe: A medicação que chegaria hoje aqui em Curitiba está no RJ. Agora  a previsão é que chegue na sexta-feira aqui. Amanhã então será um dia sem novidades.
Assim que chegue iniciaremos o Condicionamento que irá "matar" a medula dele para que as células tronco do sangue do cordão entrem e se instalem no lugar de sua medula.
Neste período poderão acontecer várias intercorrências como queda de cabelo (esta com certeza), mucosites,  febre, vômito, sangramento oral, aumento do fígado e do baço, convulsões. E isso tudo ocorre devido à medula que está sendo estirpada, e com isso o paciente fica com imunossupressão, ou seja, com imunidade igual a 0.
Por isso lá no setor de TMO as crianças só podem usar o pijaminha do hospital, e as mães e pais sempre devem usar máscara e avental. O banheiro do quarto é só para uso dos pacientes, assim como a pia. Então, para usarmos o banheiro devemos usar no andar debaixo. Acompanhante apenas um de cada vez e no máximo dois podem se revezar. Visitas, no way.
Celular é proibido, internet e aparelhos eletrônicos idem. Álcool em gel tem lá como água, por todos os lados.
Aproveitarei sempre o horário do almoço, que é curto, para poder postar aqui no blog.

Agradeço, de coração, todas as mensagens de apoio. Nos dão mais força.

Beijos a todos!

4 comentários:

  1. Felipe guerreiro como os pais....sorrindo sempre com esse sorriso gostoso que ilumina tudo...andei pensando e só posso dizer à vocês que são um exemplo pra quaisquer pais, que quero ver logo o Felipe, na escolinha dando um abraço gostoso e apertado nos amiguinhos, muitas boas risadas das bagunças e brincadeiras. E vocês respirando aliviados e que essa experiência dificil, só sirva para cada vez mais uni-los como familia e reenforçar a amizade, carinho e valorizá-los como seres humanos.E dizer a enorme admiração e carinho que tenho por vocês.Que Deus sempre os inspire e ilumine...muitos beijos Andrea Guernieri Queiroz

    ResponderExcluir
  2. Felipe,amado...sempre sorrindo, sempre iluminado.Que Deus te abençoe e te acompanhe em cada segundo dessa brava jornada.Passo o dia pensando e orando por você!Tenho certeza que tudo vai dar certo.Beijo

    ResponderExcluir
  3. O rostinho dele ilumina! Da uma vontade de estar ai juntinho de vcs! Mas nosso pensamento esta ai, em todo momento, vcs sabem!!!
    Como vc disse, comadre, primeira etapa vencida!
    Vamos lá...nessa luta de fé!!!
    Fefe, a dinda te ama!!!!

    ResponderExcluir
  4. AMIGA!!!! Estamos aqui acompanhando cada detalhe! Todas as nossas orações e forças estão com voces! A Familia Negrão Zagonel é guerreira e essa luta toda vai ser exemplo pra todos nós!!!!
    Amo você de coração e tenhoc erteza que tudo vai dar certo!

    Beijoooo!

    ResponderExcluir