Tua ausência cala o mundo.
Só há silêncio debruçado nos caminhos. Nenhuma música, buzina ou voz.
Não há flores, gargalhadas, trovões ou gritos. Apenas relâmpagos imaturos que acendem um céu sem lua, sem estrelas, sem chuvas ou qualquer coisa que me tire a atenção da tua falta.
Tua ausência cala o mundo, o mar, os ventos.
Tua ausência desaba silenciosamente sobre meus dias.
Tua ausência é essa substância densa.
Tua ausência é tão presente que é pessoa... e me abraça...


Meu filho, sem você sou apenas metade de mim.

domingo, 21 de agosto de 2011

Dia + 102: Nossa esperança persistirá até o fim

Meus queridos, pessoas queridas que acompanham o blog do nosso amado filho Felipe e que torcem junto conosco.
No dia de hoje temos de lhes contar que o quadro do nosso pequeno está grave, extremamente grave.
Depois de passar um sábado ótimo, saturando 100% o dia todo, de madrugada tivemos uma crise de hipertensão pulmonar, o que levou nosso pequeno chegar à saturação 60%. Depois de algum tempo tentando estabilizar o quadro dele sem sucesso, uma plantonista mau-humorada (a única que destoa da bela e competente equipe do TMO do HC)  chamou a Dra. Rebeca que  chegou no HC às 06:00 da manhã.  Depois de quase uma hora de tentativas manipulando o respirador, ela conseguiu estabilizar o Fê saturando em 75%, porém com os padrões máximos do respirador.
Esta crise de hipertensão foi causada pelas lesões pulmonares causadas pelo vírus. O vírus perdeu a força depois da terceira dose da medicação, e isto é evidente porque não teve mais febre e a secreção do pulmão praticamente sumiu. Porém, ficaram as lesões. É como num terremoto. Depois que ele passa ficam os estragos.
O pulmãozinho do Fê está bem lesionado, em ambos os lados, e estas lesões acabam impedindo que ele respire.
A gravidade da situação está no fato de que o respirador está no nível máximo em todos os parâmetros, não há mais o que mudar, a gasometria dele aponta alto teor de gás carbônico e baixo teor de oxigênio no sangue, o que leva à um quadro de acidose pulmonar.
Hoje a saturação dele teve uma média de 75%. O que é muito abaixo do normal para que uma pessoa possa viver normalmente.
Se antes o respirador estava ajudando o Felipe apenas, agora o está mantendo vivo.
A Dra. Carmem sentou comigo hoje e numa conversa muito franca me disse que o quadro dele é extremamente grave, que a qualquer momento ele pode ter uma parada respiratória, cardíaca ou ambas mas que existe ainda uma esperança. E é nela que vamos nos fiar.
E esta esperança vem do fato de que o Fê, com ajuda das medicações que estão sendo dadas, pode reajir e reverter esse quadro, melhorar das lesões e passar à saturar normalmente de novo.
Como o quadro se agravou muito a Dra. Carmem permitiu que eu levasse a Amanda para vê-lo. Ela conversou com ele, beijou sua mãozinha, rezou a oração do anjo da guarda para ele.
Agora a pouco eu falei no ouvidinho dele que eu e o papai amávamos ele mais do que tudo na vida, que queríamos muito que ele lutasse para ficar porque ainda tem muito que viver, que ser feliz ao nosso lado.
Saí de lá a umas duas horas com o coração mais apertado do que nunca, mas mantendo a fé na força dele para lutar contra isso.
Nós sabemos o quanto ele quer ficar e o quanto está lutando para isso. Por isso acreditamos que ele pode sim se recuperar.
As próximas 48 horas serão decisivas. E esperamos que Deus esteja ao lado dele.
 

35 comentários:

  1. Minha nossa Ana!!! to muito triste com essas notícias, mas sempre torcendo pro Fe, eu penso nele todos os dias e tenho muita fé em tudo que vcs estão fazendo, e Deus está sempre do lado dele!!! Muito sucesso nas próximas 48 hs...

    ResponderExcluir
  2. "Queridos"
    Leiam o Salmo 23. É uma fonte de conforto sempre e em qualquer situação.
    Deus controla os impossíveis e Seu poder jamais tem fim.
    Estaremos orando pelo Felipe e por vocês.
    Épi

    ResponderExcluir
  3. Ana, estava apreensiva, vim aqui várias vezes... nem sei o que te dizer numa hora dessas, a não ser CREIA, entregue nas mãos de Deus e Ele fará por vocês, estou aqui orando, pedindo pelo Fê, que vocês tenham força, muita fé, que Deus conforte teu coração nesse momento de angústia. Não deixe de dar notícias, vou acompanhando.

    Que Deus abençoe vocês amiga.

    ResponderExcluir
  4. Ana como queria poder te ajudar de alguma forma, como esta sendo dolorido pra vocês,vou agora mesmo fazer uma oração para ele Deus vai ter misericórdia e oque for da vontade de Deus vai ser feito.Continue orando Ana, peça a Deus te abençoar e faça a Deus um jejum, quando digo jejum Ana digo jejuar algo que goste muito de fazer, ou deixar de fazer algo que é desnecessário aos olhos de Deus, para que Ele entenda que você está disposta a servi-lo.
    Ana depois que eu orar vou deixar aqui pra você uma mensagem daquele livro que sempre te falo.
    Fiquem com Deus e tenham fé que tudo vai ser feito a vontade de Deus.
    De um beijo no Felipe por mim.

    ResponderExcluir
  5. Ana estou tão triste com esta noticia mas tenho fé que o querido FELIPE saira desde....estou orando por ele por vcs...abraços...beijo no Felipe
    DAISA

    ResponderExcluir
  6. Ana e Alexandre...
    O Felipe está em minhas orações e numa força tarefa convocada para passar muita energia positiva para a saúde dele, vários amigos meua também oram por ele neste momento!
    Amanhã estarei aí ao lado de vcs, e com certeza c o Fe muito melhor!

    Bjos
    Monique

    ResponderExcluir
  7. Ana minha querida, se existe esperança, não é hora para tristeza, para fraquezas... É preciso foco, se este é um momento decisivo. Nosso menininho já provou o quanto é forte chegando até aqui. E vai conseguir vencer essa também! Vamos rezar, e visualizar ele bem de novo. Pois um pensamento gera uma imagem. Acrescente nesta visualização um desejo real de cura, tirando toda e qualquer dúvida ou pesar. E este pensamento há de se materializar. Estou com vocês no meu pensamento e nas minhas oraçãos, de coração. Beijos mil

    ResponderExcluir
  8. Não os conheço, mas concerteza hj o Felipe estará em minhas oraçoes..
    Força mta força familia querida...

    ResponderExcluir
  9. Vamos todos pedir muito a Deus que interceda pelo Felipe. Só ELE pode. Ele vai sobreviver, vamos todos visualizar ele sempre saudável, brincando, correndo, nunca sofrendo. Muita oração e muito pensamento positivo.

    ResponderExcluir
  10. Ana aqui está o texto do livro que sempre te falo

    "...Credes que eu posso fazer isso?..."(Mt 9.28)

    Deus lida com impossibilidades.Nunca é tarde para ele operar, quando um impossível lhe é trazido em inteira certeza de fé, por alguém que cuja vida e circunstâncias precisa realizar o impossível para que Deus seja glorificado.Se em nossa vida tem havido rebelião, incredulidade, pecado e desastre, nunca é tarde demais para Deus tratar em triunfo com esses trágicos fatos, se forem trazidos a ele em plena sujeição e confiança.Tem sido dito muitas vezes, e com verdade, que o cristianismo é a unica religião que pode resolver a questão do passado do homem.Deus pode "restituir...os anos que a locusta comeu"(JI 2.25); e ele o fará, quando pusermos toda situação, e a nós mesmos, confiantes e sem reservas, na sua mão.E isto, não por causa do que nós somos, mas do que ele é.Deus perdoa, e sara, e restaura.Ele é "o Deus de toda graça".Louvemos o seu nome, e confiemos nele.
    Nós temos um Deus que se deleita nos impossíveis.Nada é difícil demais para ele.

    Ana estou aqui se precisar me chame no facebook.

    Ana que suas dores, suas angústias sejam por Deus abençoadas.

    ResponderExcluir
  11. Estamos unidos numa corrente única de fé! Tenha sempre a certeza de que Deus está no comando de tudo, comadre! Beijos muito esperanços da dinda do menino mais especial e guerreiro do mundo!

    ResponderExcluir
  12. Ana , essa oraçao e para o querido FELIPE, Deus, para quem tudo cresce e de quem tudo o que cresce recebe firmeza, estendei a Vossa mão sobre este Vosso filho Felipe, doente em sua pouca idade, para que, recuperando o vigor da saúde, possa chegar à idade madura, servindo-Vos sem cessar, ao longo dos seus dias, com fidelidade e gratidão.

    Por Cristo, nosso Senhor.
    Amem.
    Estamos em oraçao com muita fe , beijos com muita esperança...

    ResponderExcluir
  13. Forças!!!
    Força FÊ!!!

    Deus abençoe mto!
    com carinho

    mari

    ResponderExcluir
  14. Ana e Lê,
    Estamos rezando e pedindo todos os dias pela recuperação do FÊ e ele vai passar por tudo isso!

    Estamos aqui!!

    beijinhos Marina

    ResponderExcluir
  15. Ana, Ale, Amanda... muitas vezes estamos olhando para um lado da rua, e esquecemos de olhar para o outro. Neste momento é hora de agradecer a Deus por ter um ser humano tão especial ao lado de todos nós. Agradecer, agradecer e agradecer por ter crescido muito como pessoa, como mãe, pai, irmã, só de ter conhecido e convivido com o Felipe. Depois de agradecer muitas e muitas vezes, podemos pedir só mais um pouquinho por este serzinho tão iluminado , para que Deus dê a ele mais uma chance de acrescentar mais a quem esta ao seu lado. Por que , com toda certeza, ele nos fez crescer muito. Não sejamos egoistas de pensarmos só em nós... temos que pensar na evolução deste anjo que é o Fê. E lembre-se SEMPRE, ele escolheu vc como sua mãe, seu pai e sua irmã.... vcs também são muito especiais!!!! Que Deus esteja ao lado de vcs neste momento de tanta dificuldade. Um beijo grande. jenyelle

    ResponderExcluir
  16. Temos acompanhado as noticias e rezado muito para que tudo acabe bem. Voces são maravilhosos, exemplo de força, persistencia e fé. Deus há de abençoa-los nesta luta ! Um abraço esperançoso para os avós João e Solange.
    Tetê e L. Geraldo Campêlo.

    ResponderExcluir
  17. Olá,sou aluna de fisioterapia da UFPR, conheci a história do Fefe através de uma estagiária de fisioterapia que está estagiando no HC, desde então tenho acompanhado toda a história desse peqno anjinho e orado pedindo a Deus pela vida dele e que vcs tenham força para lutar! Deus abençõe vcs, bjãoo

    Daiane Viana

    ResponderExcluir
  18. Deus está ao lado dele, como sempre esteve! Oremos para que a vontade de Deus seja a mesma que a nossa, que o Felipe se recupere e saia dessa com saúde e viva tudo o que tem para viver! Estarei orando por sua recuperação, assim como todos estão! Mariana

    ResponderExcluir
  19. Amiga querida e amada, estamos com vocês!Juntos.
    Em pensamento, em Fé e em orações. Esperamos ter os dois Felipes brincando e aprontando muito juntos: o meu e o seu!
    Receba o meu abraço cheio de amor e carinho pra você hoje.
    Beijo enorme.

    ResponderExcluir
  20. Tão somente creia em Deus que tudo ele pode fazer.
    Não há nada nesse mundo que Deus não possa mudar.só depende de nossa fé.

    Fiquem com Deus.

    Cléa, chris, Gigi e Nathan.

    ResponderExcluir
  21. Felipe...se eu pudesse estar aí ao seu lado, eu te diria o quanto vc é amado e o quanto vc é especial para Deus. Para Ele, nada é impossível...nas mãos de cada médico, nas orações de cada um que te ama, no clamor de seus pais, familiares e amigos...lá está o Senhor, Aquele que te curará e te fará vitorioso. Ao seu ladinho, aí onde vc está, cuidando de cada célula do seu organismo, posso sentir a presença de Jesus te abençoando, acariciando seu rosto, falando ao seu ouvido, curando seu pulmãozinho de todas as lesões. Força Felipe ! Vc é um grande guerreiro. Minha oração é por vc, meu amigo. Deus está contigo e Ele me disse que vc será curado. Um beijo no seu coração ! Paulo Alves

    ResponderExcluir
  22. Ana e Alexandre
    Só falo uma coisa, vamos acreditar! Ele vai reverter, estamos tristes e ao mesmo tempo acreditando muito nisto.
    Robson

    ResponderExcluir
  23. http://youtu.be/5er9qMRx378
    Estamos todos orando pela recuperação do Felipe em cremos que ele já esta melhor em nome de Jesus ........bjos querida e fique na paz

    ResponderExcluir
  24. Ana , tenho acompanhado sua batalha, toda vez que leio o Blog me emociono muito, fico com meu coração apertado, mas com muita esperança que tudo dará certo. Força e fé , eu e Valentina rezamos todas as noites e não esqueço de pedir pelo Felipe , um anjinho de Deus , como costumo chamar minha pequena. Estou aqui , na casa de meus pais, o que precisar por favor me peça

    ResponderExcluir
  25. Fiquem com Deus. Saudade. Bjos
    Simone e Valentina Poitevin

    ResponderExcluir
  26. Ana, Alexandre a Amandinha, vamos continuar confiando em Deus. Ele é Pai e sempre nos dá o melhor.
    Celia, Ricardo e Luigi.

    ResponderExcluir
  27. "A fênix ou fénix é um pássaro da mitologia grega que, quando morria, passado algum tempo, renascia das próprias cinzas. Outra característica da fénix é sua força que a faz transportar em voo cargas muito pesadas, havendo lendas nas quais chega a carregar elefantes. Sendo uma ave de fogo.
    Teria penas brilhantes, douradas, e vermelho-arroxeadas, e seria do mesmo tamanho ou maior do que uma águia ..."
    O NOSSO FEFÊ É A FÊNIX ....ELE É FORTE E NOS DARÁ MUITAS ALEGRIAS AINDA ....ESTAMOS JUNTOS IRMÃ QUERIDA!!!!!
    TE AMO, BJOSS
    BETO

    ResponderExcluir
  28. O Felipe está em minhas orações!!

    me emociono cada vez que leio os posts... e torço muito por este menino esperto, simpático!!

    vcs são todos guerreiros!! parabens!!

    ResponderExcluir
  29. Ana E Ale
    O nosso Fefe já passou por tantas coisas e tantas vitórias, um TMO com sucesso, começou a produzir as enzimas, não são um vírus e uma Hipertensão pulmonar q irão desviar nosso objetivo! Deus esta olhando por Ele! Força e fé em nosso Deus Maravilhoso! Karen

    ResponderExcluir
  30. Nossa esperanca vive!
    Nao há impossíveis para Deus!
    Continuemos na luta para uma vitória aonde o nome de Jesus seja glorificado!
    Deus abencoe grandemente.
    Seguimos orando sem cessar.
    beijos

    ResponderExcluir
  31. Ana, força querida, procure manter bons pensamentos, acreditando sempre que Deus enxerga muito "maior" que nós, a missão do Felipe é grandiosa, assim como de seus pais.
    Serenidade, fé, confiança!
    Um Beijo
    Dani

    ResponderExcluir
  32. Desde que soube da história do Felipe, sempre venho aqui ver como ele está, sinto um aperto no coração de vê-lo nesta situação, mas creio em Deus que ele vai sair logo dessa, ele é tão forte, Fe vai melhorar em breve, para poder aproveitar essa vida que ele tem interira pela frente, la em casa todos estamos orando por ele, ele é tão lindo!!!Não percam a fé!!!Queria poder dar um abraço neste menino tão forte.

    ResponderExcluir
  33. Ana!
    Estou aqui no aguardo de novas notícias!
    "Rendei gracas ao Senhor por que ele é bom e a sua misericórdia dura para sempre".
    beijo e muita fé!

    ResponderExcluir
  34. Ana... o Felipe está sempre em minhas orações... coloque nas mãos de Deus, que Ele sabe o que é certo a fazer e o melhor para nosso guerreiro!
    Mande notícias querida... estão todos orando pelo Fe e querendo que ele se recupere logo.
    Nos mande notícias por favor!
    Vc sabe o quanto eu gosto de todos vcs...
    Beijos com carinho. Fiquem com Deus!
    FORÇA E FÉ...
    Nine!

    ResponderExcluir
  35. Ana e Alexandre.. hoje fiquei muito feliz quando a Celia me disse que o Felipe havia melhorado...o importante é ele melhorar, e que
    Deus permita que isto seja o mais rapido possivel.... vocês, os médicos e principalmente o NOSSO amiguinho Felipe estão fazendo o melhor que podem..nós o que temos que fazer é manter nosso ANIMO à mesma altura do AMOR que temos por ele...sou fã deste menino...fiquem FORTES (não digo SEJAM fortes, pois isto vocês já demonstraram a muito tempo)....
    Ricardo

    ResponderExcluir