Tua ausência cala o mundo.
Só há silêncio debruçado nos caminhos. Nenhuma música, buzina ou voz.
Não há flores, gargalhadas, trovões ou gritos. Apenas relâmpagos imaturos que acendem um céu sem lua, sem estrelas, sem chuvas ou qualquer coisa que me tire a atenção da tua falta.
Tua ausência cala o mundo, o mar, os ventos.
Tua ausência desaba silenciosamente sobre meus dias.
Tua ausência é essa substância densa.
Tua ausência é tão presente que é pessoa... e me abraça...


Meu filho, sem você sou apenas metade de mim.

domingo, 14 de agosto de 2011

Dia + 95: Entubação

Depois de uma madrugada difícil, Fê amanheceu sofrendo muito, com saturação super baixa, super ofegante, visivelmente cansado de toda esta luta, mas sem se entregar, lutando para ficar bem. Então, quando a Dra. Adriana entrou no quarto nos deu a notícia: Ele teria de ser entubado pois não estava mais conseguindo respirar sozinho.
Na hora confesso que ficamos desesperados, pois entubação sempre leva àquela ideia de que tudo está  perdido. Mas não, não está.
Quando a Dra. Carmem chegou, me abraçou, chorou comigo e me disse: "A entubação não é uma sentença de morte, é uma forma de mantê-lo bem para poder combater o vírus que está atacando ele". Nos explicou que isso não traria nenhum dano à ele e que seria bem pior se tivesse de ser entubado de emergência, de madrugada, após uma parada respiratória, que é o que fatalmente iria acontecer.
Segundo ela, hoje nós quase perdemos o Felipe. Pela manhã ele estava saturando 60% com 15 litros de oxigênio! Um espanto! Praticamente um quadro de insuficiência respiratória.
Apesar do sofrimento, ele estava sentadinho na cama, pedindo para comer pão. Ofegante, cansado, mas ali, pedindo para comer.
Então aguardamos o Dr. Sérgio chegar (expert em entubação em crianças difíceis, como o Felipe), e foi feita a entubação. Nós esperamos do lado de fora do quarto pois a cena é meio chocante.
Logo depois os médicos tiraram 1 litro de secreção do pulmão dele. Uma coisa absurda de se imaginar para uma criança tão pequena. Também constataram que a garganta está cheia de placa de vírus, que também estavam impedindo a respiração dele.
Claro que é difícil vê-lo entubado, sedado. Porque na verdade se trata de um estado de coma induzido.
Mas após a entubação e da aspiração, ele passou a saturar 100% novamente, batimentos cardíacos em lindos 120 por minuto, pressão de 9x6 e temperatura de 36,1.
Ou seja, foi um mal necessário. Como disse a Dra. Carmem, vamos deixar que o esforço que ele estava fazendo para respirar seja usado para combater o vírus.
Outra coisa boa foi o resultado do Raio-X. Antes da entubação estava horrível, cheio de secreção. Depois, parecia que era de outra criança. Ainda com secreção, mas bem, bem melhor.
Além do Cidofovir que fui buscar em São Paulo, o Fê começou a usar outro anti-viral bem forte chamado Ribavirina. Agora a expectativa é que ele estando mais relaxado reaja melhor à medicação e expulse esse vírus para bem longe.
Assim que os médicos entenderem que o pulmão está melhorzinho, que o vírus está sendo eliminado, ele será desentubado.
O quadro é grave sim, mas nada está perdido, há muita esperança e nós estamos convictos de que o Felipe veio para vencer e está nos mostrando isso a cada dia.
Sigamos em frente, na certeza de que os dias que virão serão de sucesso.
Beijo em todos e obrigada por todas as correntes de oração!

26 comentários:

  1. Queridos Ana e Alexandre....
    Confesso que hj saí do hospital com o coração apertado... mas agora fiquei feliz ao ler o seu texto e perceber que vcs estão mais calmos, confiantes e conscientes de que o melhor foi feio p/ o nosso Grande Pequeno Guerreiro!Nossa luta continua.... HOJE, o Fefê é único e especial no meu coração e nas minhas orações. Contem comigo.... um bj com muio carinho
    Roberta ( fisio)

    ResponderExcluir
  2. A mais fina porcelana do mundo é queimada pelo menos três vezes.A de Dresden sempre é queimada três vezes.E por que passa por esse calor intenso?Uma ou duas vezes deveriam ser suficientes.Não aquela porcelana precisa ser queimada três vezes para que os adornos de ouro e carmesim fiquem mais belos e se fixem nela permanentemente.
    Em nossa vida Ana somos trabalhados segundo o mesmo princípio.Nossas provações ardem em nós, uma, duas,três vezes.E pela graça de Deus as cores mais belas são nelas gravadas, e se fixam para sempre.
    Ana que Deus abençoe vocês e o Felipe.

    ResponderExcluir
  3. Ana , força querida ,tenho no meu coração que o Felipe é mesmo vencedor ,ele vai mostrar para nós mais essa vitoria ,Otimismo é algo crucial na vida das pessoas. Ser otimista é ver as coisas pelo lado bom, encarar os problemas como obstáculos a serem superados e não empecilhos insuperáveis.Então vamos continuar com a nossa FÉ,que tudo isso vai passar ele vai ficar Bom pra chuchu como vc fala todos os dias pra ele ......
    Beijos e fique com DEUS.

    ResponderExcluir
  4. Ana e Alexandre,
    Tenho certeza que o nosso anjinho guerreiro vai vencer mais esta batalha!
    Contem comigo sempre! Amanhã estarei aí para enviar energias positivas pessoalmente, mas desde sempre oro muito pela saúde do Fê.
    Fiquem com Deus!
    Um beijo
    Tia Day

    ResponderExcluir
  5. Ana,.... estamos aqui rezando para Deus continuar sempre ao lado do Felipe, cuidando dele!! Vai dar tudo certo!! Tenha fé!!! Feliz dia dos pais para o Alexandre!!! Paizão!!! bjs com carinho de seus primos, Cris e Fernando.

    ResponderExcluir
  6. Andressa Bittencourt14 de agosto de 2011 às 22:13

    Meus queridos
    Deus está no comando, tudo ficará bem! Força! Feliz dia dos pais para o Ale, o paizão mais que especial! Bjos Dre

    ResponderExcluir
  7. Ana... Também acredito que o Felipe veio para vencer e que dias melhores virão. Continuaremos nessa corrente de fe. Beijos em todos

    ResponderExcluir
  8. Ale e Ana;
    Sei q hj foi um dia muito dificil a todos nós, sei q muito mais a vcs. Por vezes enquanto atendia o Fe segurei varias vezes as lágrimas porque tinha q me mostrar forte p dar mais força a vcs. Mas Deus sabe o que faz em nossas vidas, as vezes nos trilha um caminho q naquele momento não sabemos e não aceitamos o pq de td isso, mas uma hora ou outra Ele nos dá a resposta. Força e nunca percam a fé, seja ela pouca ou muita mas nunca Desacreditem Dele e de seu propósito em nossas vidas, Ele é o nosso DEUS DO IMPOSSÍVEL! Vou orar pelo Fe como sempre coloco em minhas orações e nais ainda a vcs, pois agora vcs precisam ser mais fortes ainda! Vamos vencer mais esta batalha! Bjos e força muita força!

    ResponderExcluir
  9. Ana e Alexandre, dormimos e acordamos os últimos dias orando pelo Felipe. Um dia o pai do Alexandre me disse que os melhores metais são fundidos nas temperaturas mais altas, nunca esqueci isto!
    Estamos todos num só esforço..
    Robson, Ju, Clara e Aninha.

    ResponderExcluir
  10. Ana, ontem li o blog com a minha mãe, nos emocionamos bastante e ela ficou pasma com a força e luta desse guerreirinho. Estamos em orações, sei que não é fácil, que a situação é delicada, mas Deus pode tudo. Que el dê forças à vocês nesse momento, que traga paz e serenidade prá lidar com tudo isso. eu pensei em te ligar, mas não quero te incomodar, sei como é a rotina de hospital, mas saiba que estamos aqui acompanhando e junto com vcs nessa luta, que será vencida sim.
    Fiquem com Deus e vamos esperar, dias melhores virão.
    Beijos ♥

    ResponderExcluir
  11. Ana teu filho é um guerreiro e vcs também! Rezei por ele na corrente da Cecília Lacerda as 21:00, ao dormir e todas as minhas levantadas a noite para atender a minha pequena, quando voltava para minha cama transmitia muita energia positiva para o Felipe.E assim vou continuar até ele ficar bom pra chuchu!beijão
    Manoela

    ResponderExcluir
  12. Ana e Alexandre, como vcs já puderam ver, apesar da entubação ser assustadora, foi melhor para ele. Ela tirou a secreção, fez com que o Felipe respirasse melhor, regularizou os batimentos cardíacos e até a temperatura se manteve baixa. Temos que acreditar que foi a melhor solução. Daqui a pouco esses remédios contra os vírus vão fazer efeito e ele vai poder tirar esse tubo. É só uma questão de tempo. Sempre soubemos que os 100 primeiros dias não seriam fáceis e eles felizmente estão acabando. Logo o Felipe sairá dessa fase crítica, é só mais um tempinho.
    Várias pessoas amigas nossas que estão acompanhando o caso dele estão rezando muito para que a cura do Felipe se dê logo.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  13. “Felipe, estamos todos rezando e colocando nossas esperanças na sua força. Seus pais estão fazendo coisas acima de suas forças, e com certeza os médicos e suas equipes estão lutando por você, garoto.

    Fiquei muito feliz ao ver que após a entubação e da aspiração, você respondeu muito bem (saturação em 100% novamente, batimentos cardíacos em 120 por minuto, pressão de 9x6 e temperatura de 36,1). Você é um menino de ouro e desde que te conhecemos o admiramos, antes pelo seus sorriso sempre aberto e para todos, não importando o horário, clima, nada. Agora com esta demonstração de força lutando contra tudo o que está te impedindo de voltar a ter sua vida normal.

    Estamos felizes por você estar lutando, e esperando que logo, logo, possamos compartilhar com você, momentos alegres.



    Força, garoto....



    Ana e Alexandre... Estamos rezando com vocês e para que mantenham o ânimo forte.....”

    Ricardo

    ResponderExcluir
  14. Não conheço este anjinho , mas já sei o tamanho do amor que sinto por ele...
    Tenha certeza que São Francisco e Santa Clara vão interceder, para que tudo
    de melhor aconteça a ele....Não somos nós que sabemos o tempo de cada um ,
    mas sabemos que Deus nos criou para sermos felizes e não sofrermos, e isto que acontecerá com O FEFE...
    Ele já esta em minhas orações , conte comigo sempre...
    Que Deus esteja sempre presente em seu coração e em suas ações ...
    Peço mais informações para pedir para amigas fazermos uma corrente de orações
    pelo bem estar dele e de seus familiares ....

    Silvane Leme

    ResponderExcluir
  15. Ana e Alexandre

    Hoje mesmo comentávamos do quanto teu pequeno é amado, por vcs e por todos que o conhecem.
    Tenham certeza que estamos rezando, torcendo e batalhando para que ele melhore logo.
    Se precisarem conversar, desabafar ou apenas de um abraço e um ombro amigo, podem contar comigo.

    Bjos
    Enf Monique

    ResponderExcluir
  16. Esse meu afilhado foi o presente mais belo que Deus, através da Ana e do Ale, poderia ter me dado!
    Sou uma pessoa de muita sorte por ter esse guerreiro em minha vida sempre ensinando a lutar, superar e, principalmente, AMAR!
    FELIPÃO, a dinda está aqui orando e te esperando pra passear, ver o theo, tomar sorvete e fazer muitas coisas divertidas!
    Amo essa familia!!!
    Dinda

    ResponderExcluir
  17. O Fê é um guerreiro em tanto, e Deus tem uma promessa na vida dele!! Ou dedico essa musica a ele http://www.youtube.com/watch?v=w8XwccuazPw
    Grandes beijos,

    Deus abençoe vcs

    ResponderExcluir
  18. Ana, minhas palavras são para você e sua família.
    Se você sente que lhe faltam a força e a coragem, Deus permite que o mundo possa abraçá-la hoje com seu calor e amor e que o vento possa levar-lhe uma voz que lhe diz que há um amigo em algum lugar do mundo desejando que você esteja bem e que está orando para que o Ferzinho fique feliz e curado.
    Conte com minhas orações também. Beijos

    ResponderExcluir
  19. Encontrei este blog, pois tenho uma amiga que luta contra a leucemia faz exatamente dois anos. Eu tenho um bebe de seis meses e me emocionei muito lendo este blog, gostaria de deixar uma pequena mensagem de incentivo. Oro a Deus para que abençoe vocês que são pais, para que tenham forças para passar por esta prova e que o Senhor reestabeleça a saude de Felipe, restaurando, curando e abençoando ele. Para que cresça e tenha uma vida muito feliz, e traga ainda muitas alegrias para vocês. E que toda esta luta sirva apenas para vocês ajudarem outras pessoas que estão passando pelo mesmo. Um beijo especial, meu e de Samuel meu bebezinho. Glaucia - blog http://aventurasdosamuel.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  20. Rezo toda noite por esse pequeno que só conheço pelo blog. Ele vai superar tudo isso. Beijos Fefê.

    ResponderExcluir
  21. Ana e Alexandre,
    Sou amiga da Pri Zagonel e irmã de uma conhecida sua Ana, acompanho a história do fê faz um bom tempo!
    Quero que saibam que mesmo sem conhecer vocês todos, me encantei pelo Fê e estou torcendo muito por ele e mandando as melhores energias positivas para ele neste momento mandar todos estes bichinhos embora!
    Ele e vocês são super guerreiros e logo logo estarão tranquilos e felizes com a recuperação dele!! Um Beijo com carinho!

    ResponderExcluir
  22. Ana e Alexandre

    Sou amiga da Pri e moro aqui em São Paulo, vi que vcs precisaram vir aqui para pegar o remédio, qualquer coisa que precisem daqui podem contar comigo.
    Bj no coração de vcs
    meu e-mail: sami_rodrigues@hotmail.com

    ResponderExcluir
  23. Só mais um desafio, para um GUERREIRO como o Felipe!! Vai superar COM CERTEZA!! Muita força a todos vocês!


    Ana

    ResponderExcluir
  24. Acompanho a história do Felipe aqui no Blog, e concerteza esse guerreiro irá vencer mais está os 100 dias estão chegando ao fim, e com ele tbm se vai o sofrimento..
    Força para vocÊs.!!!
    Bjo
    Bruna

    ResponderExcluir
  25. Ana.

    Não conheço você e sua família, também não conheci o Anjo Felipe. Mas fui a missa no domingo passado na igreja dos passarinhos e fiquei muito emocionada.
    Desejo força a você e toda sua Família, que DEUS ilumine vocês.
    Beijos com carinho....

    ResponderExcluir
  26. Mãezinha você é guerreira e seu filho um anjo...
    Sei bem o que é lutar...sou mãe de uti neo...hoje fazem exatamente 3 meses e 10 dias que minha Valentina se encontra lutando pela sua vidinha.
    Beijos e força,pois luz você já tem!!!
    Acaso você e as pessoas que acessarem seu site quiserem conhecer um pouco mais da vidinha da Valentina,entre no nosso blog...http://valentevalentina.simplesite.com.br/

    ResponderExcluir