Tua ausência cala o mundo.
Só há silêncio debruçado nos caminhos. Nenhuma música, buzina ou voz.
Não há flores, gargalhadas, trovões ou gritos. Apenas relâmpagos imaturos que acendem um céu sem lua, sem estrelas, sem chuvas ou qualquer coisa que me tire a atenção da tua falta.
Tua ausência cala o mundo, o mar, os ventos.
Tua ausência desaba silenciosamente sobre meus dias.
Tua ausência é essa substância densa.
Tua ausência é tão presente que é pessoa... e me abraça...


Meu filho, sem você sou apenas metade de mim.

quinta-feira, 28 de julho de 2011

Dia + 78: Catéter retirado e novos sustos

Na terça-feira pela manhã o Fê foi ao centro cirúrgico, enfim, retirar o catéter que todos os médicos acreditam ser o foco da infecção bacteriana que os hemogramas apresentam.
Voltou super rápido de lá, em 20 minutos já estava no quarto pedindo para comer.
Porém, à noite, começou a se sentir mal, ficar ofegante, febre altíssima que não baixava, saturação de O2 super baixa (precisou ficar no oxigênio por toda a madrugada) e frequência cardíaca oscilando muito. Ou seja, nada normal.
Passou a madrugada toda com essas reações e eu ali, ao lado dele, orando a Deus a noite toda, segurando a mãozinha dele, pedindo que ele tivesse força, que logo estaria em casa com a irmãzinha.
Diante desse quadro o médico plantonista que estava com ele ligou para a Dra. Carmem que logo desconfiou que ele estivesse com um quadro de acidose metabólica, que seria causada pela própria bactéria que está na corrente sanguínea.
Como ele está sem o catéter, foi necessário pegar outra veia para coletar os exames que comprovariam a tal acidose. Quando as enfermeiras o seguraram para pegar a veia ele começou a chorar e chamar pela irmãzinha: "Dadá, qué Dadá.." Judiação do meu menininho.
Umas duas horas depois saíram os resultados e não apontaram a acidose. Diante disso, o quadro ficou mais misterioso ainda.
E o catéter, foi levado para análise para ver qual bactéria estava lá e... até agora, não apareceu nenhuma!
A nossa preocupação e dos médicos agora é não saber contra o que estamos lutando. Cogita-se, inclusive, que possa ser o próprio vírus que ainda está nele e está causando todo esse estrago.
Ontem os médicos até fizeram uma reunião para discutir o quadro do Felipe e decidiram que iriam usar nele Imunoglobulina, que é uma medicação feita com células humanas, e se trata de um sistema imunológico completo. Uma tentativa para ajudar o corpinho dele a eliminar o que está lhe atacando.
A medicação é caríssima, tivemos de assinar uma papelada, mandar pedido urgente para o SUS liberar, uma burocracia tremenda. Mas, enfim, no início da noite a medicação chegou.
Então, começaram os problemas.
Logo que iniciou a infusão da medicação o Felipe começou a ter uma reação horrível. Praticamente a mesma que ele teve no sábado. Tremedeira, pele vermelha, saturação de O2 baixíssima, batimentos super acelerados desta vez e uma febre que subiu muito, muito rápido.
Quem estava com ele nessa hora era o Ale. Ele me ligou apavorado, eu estava perto do hospital, presa no trânsito perto do estádio dos coxas por conta do jogo de ontem.
Simplesmente abandonei o carro e saí correndo até o HC. Ao chegar no quarto ele me olhou feliz, segurei na mãozinha dele e disse a ele para ser forte, falei no ouvidinho dele que nós o amávamos e que ele ainda tinha muito para viver lá fora, que a Amandinha estava aqui fora esperando por ele.
Foram necessárias três doses de hidrocostisona e aos poucos, depois de umas duas horas, ele foi voltando ao normal e, adivinhem? Pedindo para mamar, rsrsrsr...
Pode ter sido uma reação à imunoglobulina (que afinal é feita de células humanas e as defesas dele podem ter estranhado) ou pode ter sido outra bacteremia. Tudo pode, nada é certo.
Quase duas horas da manhã ele estabilizou e até agora pela manhã está bem. Sem febre, saturando melhor e com os batimentos cardíacos bem normais.
A Dra. Adriana foi no quarto vê-lo agora a pouco e acha que a aparência dele está bem melhor, menos inchado, mais disposto. Disse que apesar de não se ter um diagnóstico fechado, ele está coberto com os antibióticos mais potentes que exitem, com anti-fúngico (porque também pode ser um fungo) e sendo acompanhado de perto.
Agora esperamos que essa medicação ajude nosso pequeno abençoado a melhorar e cesse esse sofrimento todo. Que os médicos descubram o que ele tem, que consigamos detectar o inimigo.
Como diz a Dra. Carmem, aguardemos as cenas dos próximos capítulos.
Deus está no comando, tudo tem um porquê.
Beijos muito esperançosos, embora ainda assustados.


8 comentários:

  1. Felipe, Ana, Ale e Amandinha: Estou rezando por todos vcs! Forca queridos que Deus esta com vcs e lembrem-se o nosso Deus eh o Deus do Impossivel! Um grande abraco muito apertado!
    Bj,
    Pri Franceschi.

    ResponderExcluir
  2. Amigos,

    Entrega-te a força que te deu vida sem medo. Pai nem um deste mundo abandona um filho. Aceite então as provações que tens na vida, e tire as máximas lições que puderes de cada uma delas. Estas, só servirão para engrandecer o teu espírito e te tornares o mensageiro, não somente das minhas palavras, mas de todas as palavras de amor. Serás testemunha de meus atos em tua vida. Serás testemunha viva da força que tem a fé e o amor verdadeiro".
    Tudo vai passar como sempre passou basta termos paciencia e acreditar no Deus do impossivel, aquele mesmo Deus que esteve do seu lado em todas as situações dificeis e que se preciso move montanhas para nos ajudar e sempre mas sempre mesmo estara do nosso lado basta crer, buscar e o encontrará.

    Deus sempre nos ouve em nossas orações e se for de sua vontade nos atende, mas nada é tão forte quanto um clamor na ingenuidade e a pureza de uma criança.
    Por isso Ana cante pro Fefe lembra?

    Campeão vencedor Deus da asas faz teu vôo
    Campeão vencedor essa fé que te faz imbatível
    te mostra o teu valor...

    Acredite que nenhum de nós
    já nasceu com jeito pra super herói
    nossos sonhos a gente é quem constrói
    é vencendo os limites escalando as fortaleza
    conquistando o impossível pela fé.

    E com isso faça ele acreditar que cada palavra dessas é verdade na sua vida.

    Beijos,

    Cléa, Chris, Gigi e Nathan

    ResponderExcluir
  3. A certeza da força e da presença de Deus ao lado desse guerreiro nos emociona!
    Ele lutou e venceu todas as batalhas até agora!
    Vai superar mais esse inimigo e assim vamos comemorar o grande AMOR e LUZ que é o Felipe!
    Mil beijos,
    Dinda

    ResponderExcluir
  4. Afff...realmente temos acompanhado esta novela e só gostamos dos capitulos com final feliz. Sabemos que o roteiro do Felipe ainda nao acabou e as cenas dos próximos capitulos ainda serão muitos. Daqui só posso te dizer: firme, não desista nunca, não se entregue ao cansaço, estamos aqui, e não somos nós que damos força para vcs, são vcs qus dão força e coragem para nós. Hj mais do que nunca queria ´poder estar ai para te ajudar, te carinhar, te dar colo (não sou sua mãe, mas sou mãe). Minha amiga, como te admiro cada dia mais...Por isso, aguente firme, nós vamos conseguir....Beijos de um coração apertadinho, mas que não perde nunca a fé.

    ResponderExcluir
  5. Oi Ana o Felipe está em minhas orações sempre e todos os dias venho aqui procurar notícias dele e Ana é como se ele fosse minha família porque penso nele o dia todo e peço a Deus colocar as mãos poderosa sobre ele para que seja feita a vontade do Divino Pai eterno sempre, estou aqui em oração por ele e por vocês que estão aí do ladinho dele que nem imagino o quanto o amor e o sofrimento se misturam e transformam em fé em Deus e força para lutar.
    Continuem, dobrem seus joelhos e agradeçam desde já pois o agradecer é a certeza da Providência Divina.
    Um grande abraço dessa amiga desconhecida.

    ResponderExcluir
  6. Ana e Ale
    Me emocionei ao ler esse capítulo de mais uma história dessa "família guerreira". Rezo todos os dias para que Deus o proteja e ele possa logo voltar ao convívio da família, unida e feliz.
    Eu entendo bem o sofrimento de vocês e a angústia pela qual estão passando. não tive tantas provações quanto vocês enquanto estive em Curitiba, mas Deus às vezes escolhe certas pessoas para dar seu exemplo de fé, esperança e principalmente de amor a Ele. Vocês têm demonstrado isso e nos ensinado que o amor aos filhos é incondicional e a gente se entrega a eles, passando por cima de qualquer obstáculo. Abaixo uma parte da letra de uma canção.

    "Ele fez o rio que corre pro mar
    Fez a terra o fogo a água e o ar
    Fez o alvorecer
    Fez o despertar
    E ensinou ao mundo a conjugar o verbo amar

    Se ele fez tantas coisas
    Ele pode lhe transformar
    Basta você acreditar que tudo pode se modificar

    Se Ele fez tantas coisas
    Pode fazer mais por você
    É só entregar a sua vida nas mãos de Deus

    Ele vai fazer por você maravilhas você vai ver
    Entregue sua vida nas mãos de Deus".

    Continuemos essa corrente de oração que juntos teremos a força necessária para vencer o inimigo. Vamos lá Fê, você não está sozinho. Vamos te ajudar e Deus vai te proteger. Segunda e terça estarei aí no HC para consulta e exames, sei que não poderei ver sua família, mas estarei rezando bem mais pertinho de vocês e espero que já estejas bem melhorzinho.

    Beijinhos, desta vez com lágrimas...

    ResponderExcluir
  7. Ai minha amiga querida, quanta prova divina..... o Felipe com certeza é muito especial e forte pra estar passando por tudo isso. E ele só é capaz por ter os pais que tem. Estou aqui em lágrimas escrevendo isso e rezando pra logo por te abraçar e apertar muito o seu Fê, que logo vai estar brincando com o meu Fê.
    Muita energia pra vocês deste dia de hoje. Nossas orações estão todas voltadas pra vocês minha amiga.
    Beijo enorme Clau, Pira e Fe.

    ResponderExcluir