Tua ausência cala o mundo.
Só há silêncio debruçado nos caminhos. Nenhuma música, buzina ou voz.
Não há flores, gargalhadas, trovões ou gritos. Apenas relâmpagos imaturos que acendem um céu sem lua, sem estrelas, sem chuvas ou qualquer coisa que me tire a atenção da tua falta.
Tua ausência cala o mundo, o mar, os ventos.
Tua ausência desaba silenciosamente sobre meus dias.
Tua ausência é essa substância densa.
Tua ausência é tão presente que é pessoa... e me abraça...


Meu filho, sem você sou apenas metade de mim.

domingo, 24 de julho de 2011

Dia + 74: Um grande susto e uma nova internação

Ontem pela manhã estávamos no ambulatório do HC, como todas as manhãs, para que o Fê recebesse a dose diária do antibiótico e o Ganviclovir, já que o citomagalovírus voltou.
Ele estava super feliz, sem febre, cantando comigo, dando risada, estávamos brincando de nos esconder, estava tudo ótimo. Então, quando a medicação acabou a enfermeira entrou no quarto para colocar sorinho no catéter e fechá-lo. Quando ela começou a colocar o soro o Felipe ficou estático e daí começou a gritar "dodói", "dodói" e apontar para perninha. De repente, começou a ficar branco, tremer muito e fechar os olhinhos. Desesperada, comecei a pedir que a enfemeira colocasse ele no oxigênio pois ele estava tendo alguma coisa que não era normal. Nisso chegou uma outra enfermeira com o oximetro e ficamos pasmos: A frequência cardíaca dele estava em 40 (o normal para a idade dele é 120) e a oxigenação estava em 78% e foi caindo até chegar em 71%. A temperatura dele foi para 39 em menos de 5 minutos.
Graças a Deus, elas foram muito rápidas, colocaram ele imediatamente no oxigênio e injetaram hidrocortisona na catéter.
Ainda bem que o Ale estava comigo (o que seria de mim e dos meus filhos sem ele, não é? Só não enxerga o valor desse pai, desse homem, quem não quer) e pegou o Felipe no colo, segurou minha mão e disse: "Calma, vai dar tudo certo". Enquanto isso a gente conversava com o Felipe eu ia falando: "Filho, a mamãe e o papai estão aqui, tá tudo bem, você vai ficar bem, lute, lute...".
Nesse meio tempo as enfermeiras ligaram lá para o TMO e a Dra. Gisele pediu que o Felipe fosse imediatamente levado para lá e internado. 
Subi com ele no colo e o Ale segurando a bomba de oxigênio, e as enfermeiras levando o oximetro.
Já lá no TMO ele estabilizou, depois de uns 15 minutos, e pudemos tirar o oxigênio.
Ele deitou  na caminha, olhou assustado em volta e bem calmo pediu: "Qué mamá".  Rsrsrsrs... Imagina só, o susto que levamos, por uns minutos achamos que o pior iria acontecer, e o guri volta ao normal pedindo para mamar.
A Dra. Gisele nos disse que ele teve uma Bacteremia, algo anterior à um Choque Séptico, que é uma reação do corpo quando a bactéria cai na corrente sanguínea.
Como ele começou com outros dois antibióticos logo após o episódio, as médicas disseram que pode ser que tenhamos evitado que a bactéria se alastrasse pelo sangue e daí sim causar uma infecção no sangue.
Mas... agora tudo está ficando bem claro: É quase certeza, depois disso, que o foco da infecção está no catéter, já que a febre persiste por 24 dias e os hemogramas indicam uma infecção bacteriana que não cessa nem com antibióticos. E se estiver no catéter está explicado, pois o antibiótico esteriliza o sangue, mas se o foco da infecção permanecer (catéter) a febre vai continuar.
Por isso, amanhã é bem provável que os médicos retirem o catéter dele e decidam se implantam outro ou se fica sem de vez.
Agora ele está bem, com febre ainda, mas estável.
Peço orações para ele, para que amanhã seja retirado o catéter e, enfim, a  febre vá embora e tudo volte ao normal, se o bom Deus permitir.
Queremos deixar nosso imenso agradecimento às enfemeiras Karine e Georgea que foram muito competentes e, com muita calma e sempre nos acalmando, fizeram aquilo que tinha que ser feito. Não é à toa que a equipe do TMO do HC é considerada uma das melhores do mundo. Obrigada a vocês duas!
Beijos assustados, mas com muita fé!

5 comentários:

  1. Estamos juntos, comadre!
    Deus está guiando cada passo do Felipe! Tenham certeza disso!
    Beijo assustado tb mas com muito fé em nosso grande guerreiro!!!
    Dinda

    ResponderExcluir
  2. Deus é muito maravilhoso mesmo, faz de um modo com que tudo se mostre claramente aqueles que a ele se dedicam, continuem orando e tudo que pedirem, Ele ira colocando a mão e assim se ajustando.
    Força e Fé sempre.
    Abraços

    ResponderExcluir
  3. Ana, não sei nem o que dizer. Não sei se eu estivesse no seu lugar teria tanta força. Mas sei que foi por Deus que ele estava no hospital e que todas as providências foram tomadas de imediato. Tomara que seja o catéter o problema e que amanhã já se resolva tudo.
    Qualquer ajuda que precisar, é só pedir.
    Beijos.
    Celia, Ricardo e Luigi.

    ResponderExcluir
  4. Nossa ana que loucura.Mas não se preocupe isso aconteceu para mostrar o motivo da febre como os homens não souberão explicar foi preciso Deus agir para que tudo se esclarecesse.
    Mas como sempre ele estava no controle e tudo deu e continuará dando certo.Esse menino abençoado não veio ao mundo por nada ele ainda vai fazer grandes feitos pois sua luta é tremenda e sera vencida com a graça de Deus.
    Olha quantas pessoas estão sendo ajudadas e abençoadas através da doença do Felipe.
    Ops ex Doença graças a Deus pois ele ja o curou.

    Bjos,

    Cléa, Gigi, Nathan e Chris.

    ResponderExcluir
  5. Nossa, que barra pesada foi essa hein!!! Vamos torcer! Robson

    ResponderExcluir